quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Forever 21


Democratizar a moda seguindo as principais tendências mundiais através de roupas e acessórios coloridos, joviais e fashion comercializados em lojas modernas à preços incrivelmente acessíveis para boa parte dos mortais consumistas. Foi assim que a FOREVER 21, uma marca californiana com sangue coreano, conquistou o mercado americano se transformando em um exemplo de enorme sucesso no segmento, um verdadeiro templo da moda á centavos. 

A história 
Tudo começou em 1984 quando Do-Won Chang e sua mulher, Jin Sook, típicos imigrantes coreanos da cidade de Los Angeles e que trabalhavam em um posto de gasolina, resolveram abrir uma pequena loja, o acanhado estabelecimento tinha apenas 84 m², na Figueroa Street, no subúrbio de Highland Park, para vender roupas com design oriental a preços pra lá de convidativos para a comunidade coreana local. A loja, batizada inicialmente de FASHION 21, justamente por ter sido inaugurada no dia 21 de abril, rapidamente se tornou popular, não somente entre a comunidade coreana, como também entre as mulheres americanas, que as vendas no primeiro ano de operação chegaram a incríveis US$ 700 mil. Era comum ver a pequena loja abarrotada de mulheres a procura de barganhas penduradas nas araras, como vestidos de noite por menos de US$ 50 e bijuterias que não chegavam a US$ 5. O lucro ganho foi reinvestido na empresa, que passou a inaugurar uma loja a cada seis meses, e trocou seu nome para FOREVER 21.


No final desta década, em 1989, a rede inaugurou sua décima primeira loja e primeira localizada dentro de um shopping center, na cidade californiana de Panorama City. Nesta época, os tamanhos das lojas tinham aumentado consideravelmente, com cada unidade tendo em média 460 m² de área de venda. A partir deste momento a rede iria focar as futuras inaugurações em shopping centers. Somente em 1995, a FOREVER 21 inaugurou sua primeira loja fora do estado da Califórnia, no shopping Mall of the Americas na cidade de Miami na Flórida. E nesta época, roupas masculina, acessórios (bijuterias), sapatos, bolsas e até óculos já faziam parte de sua oferta de produtos. Apenas dois anos mais tarde, já existiam cerca de 40 lojas espalhadas por todo país, comprovando o enorme sucesso da marca FOREVER 21, especialmente entre a população mais jovem. Quase no final da década, a rede adotou uma nova ambientação para suas lojas, que passaram a contar com 900 m² de área de venda, ganhando assim uma imagem mais moderna e organizada, incluindo vitrines atrativas. A ideia era criar pequenas lojas de departamento. O que antes era uma empresa familiar adotou um planejamento mais complexo, e foi esse novo posicionamento da rede que deu o grande boom na marca, especialmente no mercado americano.


Com a chegada do novo milênio, a rede iniciou, em 2001, a inauguração de lojas âncoras (batizadas de XXI) em cidades como Texas, Miami, Los Angeles, Chicago e Edmonton (Canadá). Essas lojas, além de serem enormes, ofereciam todos os produtos da marca. Em 2003 a rede inaugurou sua primeira unidade na cidade de Nova York. Nos anos seguintes a rede aumentou sua presença no mercado americano, inaugurou unidades na Ásia e Oriente Médio, e superou a marca de US$ 1 bilhão em faturamento no ano de 2006. Pouco depois, em 2009, a rede mostrou que a democratização da moda atinge à todos dentro de suas lojas ao lançar uma linha com tamanhos extra grandes, de olho nas milhões de “gordinhas” americanas. O ano de 2010 foi marcado por grandes realizações. No início do ano a marca inaugurou sua maior loja em Los Angeles, que além de carregar inúmeras pechinchas em suas prateleiras tinha uma decoração pra lá de moderna e descolada.


No mês de junho, mais uma inauguração de impacto: uma loja (segunda maior da rede) localizada bem no coração de Nova York, na Times Square. A enorme loja de 9.000 m² distribuídos por quatro andares é uma pura pechincha ao mundo do Fast Fashion com setores exclusivos para mulheres, homens, crianças, tamanhos grandes (plus size), alguns itens pra casa e muitas bugigangas adoráveis. E os números desta unidade impressionam: são 121 provadores, 32 caixas registradoras e mais de 500 funcionários. Além disso, a fachada da loja possui um gigantesco painel de LEDs que filma os visitantes que passam na rua. Em novembro, a primeira unidade da rede em continente europeu foi inaugurada na cidade de Dublin na Irlanda, seguida logo após por outra loja na Inglaterra. O voraz plano de expansão da rede não Europa não parou por aí: pouco depois, a FOREVER 21 inaugurou lojas na Bélgica, Espanha, Áustria e França.


No dia 15 de março de 2014, a rede inaugurou sua primeira loja no Brasil, localizada no Morumbi Shopping, zona sul de São Paulo. E causou um enorme furor no local. Aproximadamente 2.500 pessoas compareceram à inauguração tão esperada da FOREVER 21, resultando em filas com até cinco horas de espera. Durante o período de espera, foram distribuídas três mil garrafas de água e 1.500 cachorros-quentes. Os primeiros 500 clientes ganharam um brinde da loja, cuja área de venda tem 1.110 m². Uma semana depois, outra unidade foi inaugurada no Rio de Janeiro. O plano da empresa é inaugurar outras cinco lojas ainda em 2014: São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Brasília.


O sucesso 
Apontada como uma das varejistas de maior sucesso do mercado americano atualmente, a FOREVER 21 não se transformou em um gigante do segmento somente pelos preços baixos, algumas vezes inacreditáveis, de seus produtos modernos e que seguem as tendências da moda mundial. A rede opera lojas sob vários conceitos além da tradicional FOREVER 21 (roupas femininas, acessórios, moda praia, roupas íntimas, calçados e bolsas). As enormes e moderníssimas lojas âncoras da rede se chamam XXI e comercializam todas as linhas da marca: Heritage 1981 (roupas e acessórios vintages), HTG81 Kids (roupas para crianças),ForLove21 (somente acessórios), Forever21+ (roupas femininas de tamanho extra-grande), 21Men(roupas e acessórios masculinos), Love21 Maternity (roupas para gestantes) e Twelve by Twelve(roupas mais elegantes).


Todo esse sucesso é agradecido á Deus nas tradicionais sacolas amarelas da marca. Os proprietários da FOREVER 21 por serem devotos cristãos imprimem em pequenas letras sobre o fundo de suas sacolas de compra amarelas as palavras: “João 3:16”, uma das mais referenciadas passagens da Bíblia que diz: “Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca FOREVER 21 passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. As mudanças foram em relação a tipografia da letra e ao número 21, que aos poucos foi sendo distanciado do nome da marca.

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